O CORPO
COMO?
Quantas Partes? Quantas Formas ? Quantos tamanhos? Quantos movimentos? Quantas possibilidades?
O QUE É?
Uma bola? Uma estrela? Um animal? Uma onda? Um raio? Um puzzle? Um sentimento?
Trata-se de uma proposta de trabalho sobre o movimento, numa abordagem lúdico-expressiva. Exploração de noções como a consciencialização e potencialidades corporais (tais como o reconhecimento corporal, o todo e a parte, energia, tempo, peso, forma, dinâmica, etc.), num equilíbrio entre a exploração dirigida e a improvisação. Toca conceitos como os de imitação, na sua relação com o grupo /colectivo, e a criação individual, através da exploração do imaginário pessoal de cada criança.
O trabalho assume uma estrutura de “jogo”, recorrendo ao uso de “temas” em torno dos quais se explora a experimentação corporal do imaginário (o corpo dá
forma a várias imagens e sensações), ou seja, uma experimentação expressiva do corpo contaminada por dimensões como a literária / poética, a sonora / musical, a visual / plástica.
FORMATO DO WORKSHOP
Possibilidade de realizar em vários formatos (a discutir com a instituição):
Opção A – Atelier: uma só aula de experimentação e sensibilização para o tipo de actividade, funcionando quase como uma primeira abordagem, e dirigido especialmente a grupos escolares, onde se pretende que o respectivo professor acompanhe e participe na actividade. A decorrer em horário lectivo ao longo de uma semana útil, terá capacidade para abranger 10 turmas (duas turmas por dia);
Opção B – Workshop: mais intensivo, onde um só grupo terá aulas diárias ao longo de uma semana (5 dias), possibilitando assim um trabalho mais aprofundado, culminando numa apresentação final no último dia de trabalho. Terá uma estrutura mais ou menos formal dependendo das necessidades e recursos técnicos de cada instituição específica; poderá assumir a forma de aula-aberta informal, ou poderá culminar numa apresentação mais formal, como uma pequena estrutura de espectáculo (duração 15/20 minutos aproximadamente).
Opção C – Workshop Familiar: dois dias durante um fim-de-semana. A primeira aula é exclusivamente dirigida às crianças, e a segunda aula pressupõe o acompanhamento de um familiar para participar em algumas actividades criadas com as crianças no dia anterior. Trata-se de uma estrutura para ser realizada em épocas temáticas como por exemplo: Natal, Carnaval, Páscoa, etc… mas não exclusivamente. Capacidade abranger 2 grupos diferentes no mesmo dia.
TEMÁTICAS (alguns exemplos):
Quatro elementos: Terra, Ar, Água e Fogo
Épocas Festivas Corpo de Letras· O Abraço
PÚBLICO-ALVO
Crianças com idades compreendidas entre os 5/6 e os 10 anos de idade (1º ciclo), sendo que em cada aula deverão ser agrupados conforme idades, isto é, um grupo de 5/6 e 7 anos e outro de 8 aos 10.
CARGA HORÁRIA
Dependendo do formato escolhido, e a adequar com os calendários de cada instituição:
Opção A – 1.30h cada grupo.
Opção B – 1.30h por aula (x 5 dias).
Opção C – 1.30h cada aula / cada grupo (x 2 dias).
Nº DE PARTICIPANTES
Opção A – uma turma escolar por grupo (máximo 10 turmas)
Opção B – mínimo 8 máximo 20 alunos
Opção C – mínimo 6 máximo 12, alunos com um acompanhante / familiar cada
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NECESSIDADES TÉCNICAS
Sala de ensaios com chão de madeira, linóleo ou semelhante; Equipamento de som, tipo CD (Materiais plásticos a definir em função do tipo de actividades).
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