Morada/Address: Rua José Falcão nº4 5ª
1170-193 Lisboa
Tel.(+351)21.2426261
Telm.(+351)91.9204031/(+351)91.6424771
email:
frequenciamoderada@gmail.com


Frequência Moderada pretende desenvolver e produzir projectos Artísticos e Pedagógicos na área da Dança Contemporânea que promovam o intercâmbio entre esta e as restantes áreas artísticas, e que fomentem a sua aproximação ao público. Entre outros colaboradores, surge inicialmente da associação de dois profissionais desta área: Félix Lozano, enquanto responsável pelos projectos de criação, e Marta Silva que coordena os projectos de formação.

Frequência Moderada (Moderate frequency) intends to develop and to produce Artistic and Pedagogical projects of Contemporany Dance, that promotes the interchange between this and the remaining artistic areas, and that foment his approach to the public. Among others collaborating, it appears initially of the association of two professionals of this area: Félix Lozano, responsible for the creation projects, and Marta Silva who co-ordinates the educational projects

Marta Silva

Formação
Formada em Dança pela Escola de Dança Ginasiano, através da qual realizou viagens de estudo, frequentando vários cursos de formação em: Paris, Bruxelas, Varsóvia, Kiev, Hungria, Tallinn e Nova York.
É finalista da licenciatura em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, já com estágio concluído na área da coordenação de Projectos artístico-Pedagógicos, tendo neste âmbito publicado o livro "Educação pela Arte" (2001).
Interpretação
Trabalhou com vários coreógrafos em projectos independentes, entre os quais destaca: Ana D`Andrea, Ana Figueira, Ana Borges, Bruno Listopad, Jan Zobel, Marcelo José, Marisa Godoy, Peter Micheal Dietz, Pedro Carvalho e Viviane Rodrigues.
De 1995 a 2000 trabalhou com o Núcleo Arquipel de Criação e com o Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC), como intérprete em projectos pontuais, e como membro da direcção de ambas as associações culturais.
Através da Companhia Instável, trabalhou como intérprete na residência coreográfica de Nigel Charnock (1999), de Jamie Watton (2000) e de Ronit Ziv (2002), e mais tarde trabalhou como Ensaiadora desta companhia nas produções de Javier de Frutos (2003) e Wim Vandekeybus (2004), tendo neste último também acumulado o papel de intérprete numa substituição, Rui Horta (2006), e Madalena Victorino (2007).
Em Janeiro de 2001 integra a Companhia Paulo Ribeiro, onde trabalhou regularmente como intérprete em todas as produções deste coreógrafo até ao 2006.
Em teatro trabalhou com os encenadores: John Moat, José Wallenstein, Miguel Moreira e Nuno Cardoso.
Participou no filme “Pele” de Fernando Vendrell (2004).
Foi protagonista de um filme da Parthnogenesis Vídeo Sequence, um trabalho do Artista Plástico Angelo Musco para a Exposição ScopeMiami (2006).
Assistência de coreografia / movimento
Fez assistência de coreografia a “Segredo Secreto” de Ana Figueira (1999) e a “Imune” de Pedro Carvalho (2001).
Assistência de movimento para as peças de teatro Woyzeck, Plasticina, e Platónov com encenação de Nuno Cardoso (Teatro Nacional S. João, 2005, 2006 e 2008 respectivamente), e Ricardo II (Teatro Nacional D. Maria II - 2007).
Assistência de Coreografia a Felix Lozano no Filme Publicitário Vodafone Irlanda (2007).
Criação
Co-criação com Félix Lozano do vídeo-instalação “AplauSOS” para o encerramento do Festival X (Convento da Saudação, 2004), e da performance EM VERGONHA-ME, a convite do Teatro Aveirense (2006).
Leccionação
No que diz respeito à leccionação, de 1996 a 2000 foi professora de iniciação à dança e música na Escola de Dança Ginasiano, tanto no Curso Básico de Dança e Expressões Integradas, como no Projecto de Área Artística - Vertente Dança nas Escola de 1º ciclo do ensino oficial (V. N. Gaia e Porto). Orientou vários workshop / ateliers de dança criativa em projectos de intervenção sócio-cultural em diversos Bairros de Habitação Social (Porto).
Através do NEC, fez parte da produção e coordenação do Projecto Educacional “Máquinas”, em colaboração com o Museu da Indústria e Ciência, dirigido a professores e alunos do 1º ciclo do distrito do Porto.
Foi professora convidada da disciplina de Educação e Expressão Estético-Artistica da Licenciatura em Educação de Infância - Escola Superior de Educação Santa Maria (2000 - Porto).
Associada à Companhia Instável, orientou aulas de contemporâneo ao elenco, e foi responsável pelos workshops que esta companhia organiza em diferentes teatros / teatros. (2003/2007).
Associada à Companhia Paulo Ribeiro, orientava aulas de dança criativa para crianças e iniciação à dança contemporânea no Teatro Viriato (2002-2004), e foi também responsável pelos ateliers de teatro visual associados ao projecto/espectáculo nas Escolas do distrito de Viseu (2004).
Responsável pelas aulas de Movimento para actores nas peças de Nuno Cardoso (TNSJ – 2005, 2006 e 2008, TNDM II - 2007).
Ultimamente tem orientado ateliers de dança em verias Teatro do pais, destacando entre outros Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém, o serviço educativo de Teatro Aveirense, Teatro Viriato.Professora residente do Espaço Cultural SOU, de Dança Contemporânea e Dança Criativa