Morada/Address: Rua José Falcão nº4 5ª
1170-193 Lisboa
Tel.(+351)21.2426261
Telm.(+351)91.9204031/(+351)91.6424771
email:
frequenciamoderada@gmail.com


Frequência Moderada pretende desenvolver e produzir projectos Artísticos e Pedagógicos na área da Dança Contemporânea que promovam o intercâmbio entre esta e as restantes áreas artísticas, e que fomentem a sua aproximação ao público. Entre outros colaboradores, surge inicialmente da associação de dois profissionais desta área: Félix Lozano, enquanto responsável pelos projectos de criação, e Marta Silva que coordena os projectos de formação.

Frequência Moderada (Moderate frequency) intends to develop and to produce Artistic and Pedagogical projects of Contemporany Dance, that promotes the interchange between this and the remaining artistic areas, and that foment his approach to the public. Among others collaborating, it appears initially of the association of two professionals of this area: Félix Lozano, responsible for the creation projects, and Marta Silva who co-ordinates the educational projects

EM-VERGONHA-ME

Concepção e Banda-Sonora
Félix Lozano
Interpretação
Marta Silva
Música
Murcof, Alter Ego, Donna Regina




VÍDEO PROMOCIONAL





SINOPSE
Dentro de um cubo de 3x3x3, totalmente escuro, uma mulher dança; dança às emoções. Põem-se no lugar dos outros, porque só assim deixamos de olhar só para ‘mim’ e começamos a olhar para ‘nós’. Como numa passagem escura, encontramos a sua figura em pequenos flashes. Aquela figura que aparece como um fantasma, aquela figura que não sabemos onde se encontra, que sentimos a sua respiração. Lá. Está. Ela a mexer no escuro, nessa câmara escura onde se revela tudo, daquela imagem instantânea que fica na retina por mais tempo. Um momento preciso que precisa duma continuação. Aquela câmara escura é uma janela aberta para o resto dos mirones, aqueles que não conseguem ir lá entrar. Bidimensionais. Aqueles que comodamente sentados nas suas poltronas caseiras vêem para dentro do cubo como uma imagem distante, com a tranquilidade do poder que supõe ver tudo o que acontece dentro dum sitio onde lá dentro ninguém vê. A ideia é que a pessoa possa mergulhar dentro duma fotografia. De poder dar-lhe o cheiro, o vento, a emotividade do instante. Da pessoa sentir antes e depois de cada instante...


TEXTO DESCRITIVO Estrutura da performance
Existe uma pessoa dentro dum cubo escuro que não se sabe se acaba de chegar ou se já está há muito tempo. Uma caixa preta onde a pessoa dança, mexe, actua, interpreta, convence-se de fora para dentro, se vai transformando até deixar que o ‘interior’ seja o motor mais activo. Uma mutação que acontece com o espectador que vê através da televisão tudo o que acontece dentro do cubo escuro, através duma ligação a câmara nocturna. Uma forma de ver. A outra forma, e por isso a outra opção, acontece dentro do cubo onde o espectador pode registar uma imagem instantânea tirada pelo flash duma câmara fotográfica, onde no escuro aparece uma figura branca que fica suspensa no ar durante 2 ou 3 segundos. Embriagado num ambiente musical onde a vontade de dançar é a principal, onde o espectador é o nosso fotografo pessoal. Dentro do cubo a figura é branca para poder destacar-se no escuro. O que pensamos que é tão claro, mas logo vemos que não é assim tanto. Existe uma outra personagem que vai buscar as pessoas que querem entrar no cubo. Esta personagem que transporta as pessoas desde fora para dentro do cubo e vice-versa, cria relações surpresa, e únicas, com cada espectador.



DURAÇÃO
MÍNIMA 20 Minutos / MÁXIMA 40 Minutos


CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO
Trata-se de Uma performance concebida para espaços informais, rua, praças, foyers ou pequenos espaços alternativos dentro dos teatros, etc., o que possibilita a sua realização em diversas condições técnicas.

VARIAÇÃO DO PROJECTO
Opção A – 1 CUBO / 1 Performer
Opção B – de 2 a 4 CUBOS / 2 a 4 Performers Nesta opção poderemos encontrar dois, três ou quatro Cubos no espaço.Assim para o público pode circular e visitar os vários espaços existentes, e as imagens projectadas no exterior são alvo de um trabalho de montagem e mistura em directo operadas por um VJ.

REQUISITOS TÉCNICOS

EQUIPAMENTO PRÓPRIO
1 CUBO (ou mais, dependendo da opção de apresentação escolhida) com as seguintes dimensões: 3m comp. x 3m larg. x 2,5m alt
1 Câmara de Vídeo 1 Tripé 1 Cabo de ligação TV - Câmara 1 Máquina Fotográfica


EQUIPAMENTO SOLICITADO
Um Televisor mínimo de 20 polegadas (no caso de ser só com um CUBO – Opção A) ou Projector de vídeo mais ecrã de projecção (ou parede branca) (2 a 4 Cubos – Opção B)
Cabos de ligação (dependente do nº de Cubos)
Equipamento de Som 1 Leitor duplo de CD.
1 Mesa de mistura.
PA (com cobertura ajustada a dimensão do espaço).
Uma coluna para o interior de cada Cubo (entre 1 e 4)